A avaliação e o uso de evidências em políticas públicas

Rogério Silva
2 min readDec 20, 2022

Este artigo foi publicado no Jornal Nexo, em dezembro de 2022. Escrito por mim e pelos colegas Paulo Jannuzzi, Marly Cruz e Maria Helena Castro, ele aborda uma série de demandas feitas por organizações da sociedade civil voltadas ao tema da gestão pública, ao governo de transição. Para citações, utilizar Silva, Rogério et al. A avaliação e o uso de evidências em políticas públicas. São Paulo: Nexo, dezembro de 2022. A imagem de ilustração é Imagem de de Tomislav Jakupec, no Pixabay.

Os direitos à saúde, educação, moradia, trabalho digno e justiça climática, entre tantos outros, só estarão ao alcance de todos os brasileiros quando políticas públicas forem formuladas e implementadas com qualidade técnica e com os compromissos republicanos previstos na Constituição Federal de 1988. Sensibilidade na formulação, densidade técnica nas soluções, financiamento perene, cooperação interinstitucional e controle social são componentes fundamentais para assegurar qualidade e alcançar políticas e serviços efetivos e equitativos para melhorar a vida das pessoas…

Link para matéria: https://www.nexojornal.com.br/ensaio/2022/12/16/a-avaliacao-e-o-uso-de-evidencias-nas-politicas-publicas
© 2022 | Todos os direitos deste material são reservados ao NEXO JORNAL LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida.

--

--

Rogério Silva

Sócio da Pacto, é doutor em saúde pública pela USP, psicanalista pelo CEP e consultor em avaliação, estratégia e cultura organizacional